Ana Viegas

Fotógrafa

Quando é que começaste a interessar-te por de fotografia?

Devia ter cinco anos quando tirei a minha primeira fotografia. Naquela altura não estávamos rodeados de tecnologias, talvez por isso, guardei essa memória. Deve ter começado aí o meu interesse. Mas só no curso de Design Gráfico é que me apercebi que era na fotografia que me sentia feliz.

Estudaste fotografia?

Depois do curso estudei dois anos de fotografia e fiz mais uns workshops. Mas onde se aprende mesmo, é na prática e vendo  outros fotógrafos a trabalhar. Fui assistente do Thomas Probosch e da Andrea Probosch, na Zoot mag. Estive em Londres onde também assisti nuns trabalhos. Voltei para Lisboa e comecei logo a estagiar com o Pedro Ferreira, com quem aprendi muito!

O que mais gostas de fotografar?

Gosto de fotografar pessoas.

Analógico ou digital? Porquê?

Para acompanhar a velocidade e a urgência dos trabalhos e da nossa vida em geral tem de ser com o digital. Contudo, a fotografia analógica é muito especial para mim, tem uma linguagem muito própria e única. Mas não conseguiria viver sem nenhum dos dois!

Quais são os teus interesses para além da fotografia?

Gosto muito de cinema, música e de ir a concertos. Sou uma “animal lover”. Se estou num dia menos bom, basta passar um cão por mim para me fazer sorrir e ficar mais leve, até um pássaro tem esse efeito.

Como te defines? Qual é o teu estilo de vida?

Sou hiper sensível, demasiado até. Sou muito curiosa, gosto de pesquisar tudo dentro dos meus interesses: saúde, na sua vertente mais natural, e alimentação saudável e biológica. Pesquiso imenso sobre suplementos, plantas; ervas; terapias naturais entre elas, a medicina chinesa, Ayurvedica e macrobiótica. Também gosto e descobrir novas receitas do mundo e veganas. Ah, e cosmética. Estou sempre a experimentar todos os cremes. Sou uma curiosa, sempre à procura de coisas diferentes.

Qual é o cenário perfeito?

Um sitio com temperaturas mais baixas, adoro o Inverno. A Islândia, com frio, paisagens lindas (parecem de outro planeta) e auroras boreais. Perfeito!

Qual é o teu motto?

Sê gentil, trata os outros como gostarias de ser tratado. Assim o mundo seria melhor.