10 passos

Por admin

A fundadora e designer da Sensify, Laila Sørensen é uma das pioneiras da moda sustentável em Portugal. Deixou a Dinamarca e veio à procura dos conhecimentos técnicos na indústria têxtil portuguesa. E acrescentou-lhes a preocupação com o meio ambiente. Estes são os seus 10 passos para um estilo de vida mais sustentável.

Laila søerensen

1 ESCOLHER FIBRAS NATURAIS
Como a indústria da moda é a mais poluente, uma vez que já ultrapassou o sector do petróleo, temos todos uma responsabilidade perante o meio ambiente e com a nossa saúde em geral. Perante isto, escolho sempre fibras naturais. Leio com atenção as etiquetas no interior da roupa e nunca escolho composições sintéticas como o polyester, a poliamida e o acrílico. Porque são plástico!

2 AUMENTAR POSSIBILIDADES
Gosto sempre de optar por peças de roupa versáteis, multifuncionais e de qualidade. Para as poder vestir mais vezes e aumentar as suas combinações. Assim, consigo ter menos peças e utilizar as que tenho em mais ocasiões ao longo do ano. Penso sempre que o barato sai caro e que uma compra ou escolha de qualidade pode durar mais tempo.

3 ALIMENTOS DE IMPACTO REDUZIDO
Na alimentação escolho sempre produtos orgânicos e de preferência de produtores locais. Por questões de saúde e por causa do impacto ambiental. Uma vez que neste tipo de alimentos não são utilizados fertilizantes nem pesticidas. E como são de regiões próximas, no seu transporte libertam-se menores quantidades de dióxido de carbono. Esta opção pelos produtos de agricultura biológica ajuda a restabelecer a harmonia da natureza.

© Gaelle Marcel @Unsplash

4 CAMINHAR
Adoro caminhar e sempre que as distancias o permitem, vou a pé ou de bicicleta. É uma forma de fazer exercício, é mais económico e ao mesmo tempo poupo o meio ambiente. Também por estes motivos prefiro subir escadas a usar o elevador.

5 DETERGENTES ECOLÓGICOS
Na limpeza da casa opto sempre por produtos naturais como o limão e o vinagre porque são bons substitutos da tradicional lixívia. Quando compro detergentes opto pelos produtos que são ecologicamente responsáveis.

6 ALTERNATIVAS DIGITAIS
Faço o melhor para estar consciente em todos os momentos e optar por escolhas mais sustentáveis em todas as áreas da minha vida. Em questões de trabalho, avalio sempre se há uma solução digital. Opto por enviar correspondência por email ou guardar documentos digitalmente para evitar a impressão em papel.

7 ALIMENTAR A PELE
Sigo uma regra que é:tudo o que eu posso comer também posso aplicar na pele. Utilizo azeite e óleos essenciais, principalmente o de coco,  na minha pele porque são absorvidos diretamente. Essa absorção dá-se de forma mais eficaz através da pele. Porque quando ingeridos os alimentos acabam por ser filtrados pelo aparelho digestivo, e desta forma a 1ª camada de pele retém a totalidade dos nutrientes.

Não conseguimos mudar tudo num dia mas temos que ser responsáveis e continuar a melhorar

8 UTENSÍLIOS REUTILIZÁVEIS
Tenho uma atenção especial sobretudo no que consumo e as minhas escolhas são o mais sustentáveis possível. Em casa, e em especial na cozinha gosto de ter utensílios de vidro, loiça e porcelana em vez de plástico ou papel.

9 MEDICINAS ALTERNATIVAS
Prefiro a prevenção ao remédio. E por isso dou sempre preferência às medicinas alternativas e naturais.

10 ROUPA PARA AQUECER
Em Portugal as casas no inverno são bastante frias mas mesmo assim prefiro vestir roupa mais quente e até mais peças de roupa do que optar pelo aquecimento com impacto ambiental negativo. Não conseguimos mudar tudo num dia mas temos que ser responsáveis e continuar a melhorar e contribuir para um mundo melhor.

Artigos Relacionados