©Jon Flobrant

Livro Verde

A

ACORDO DE SEGURANÇA DE EDIFÍCIOS E INCÊNDIOS NO BANGLADESHAcordo estabelecido entre 165 marcas e associações de 25 países para a Industria do pronto-a-vestir no Bangladesh. Pretende criar um ambiente de trabalho ético e responsável onde a segurança e saúde dos trabalhadores é salvaguardada. Protegendo-os de incêndios, colapso de edifícios ou outro tipo de acidentes por negligencia. Este acordo foi criado na sequência do colapso do complexo Rana Plaza que causou a morte de mais de mil trabalhadores e fez mais de 2.500 feridos, a 24 de Abril de 2013.

ANTROPOCENO – Era geológica mais recente da Terra, período em que as atividades humanas têm um impacto global significativo no clima do planeta.

B

BOGO – Buy One Give One (Compre um dê outro) é um modelo de negócio adotado por algumas marcas em que a compra de um artigo equivale a uma doação de valor igual que reverterá para uma comunidade necessitada.

C

CLEAN CLOTHES CAMPAIGN – A Campanha Roupas Limpas considera um bom código de conduta se o objectivo for claro e se se estender a todas as unidades de fabricação de roupa, em toda a sua cadeia de subcontratação. O modelo do código de conduta do CCC para a indústria do vestuário é composto pelos principais padrões de trabalho da Organização Internacional do Trabalho, entre outros. Que incluem: liberdade de associação e o direito de se organizar; o direito de negociar coletivamente; um salário digno; limite máximo de horas de trabalho; condições de trabalho saudáveis e seguras; segurança do emprego; nenhuma discriminação; sem trabalho forçado; e sem trabalho infantil.

D

DETOX FASHION CAMPAIGN GREENPEACE – Campanha lançada pela Greenpeace em 2011 expõe as ligações entre a marcas de moda e os seus fornecedores em relação ao uso de químicos nocivos e agentes poluentes de água, por todo o mundo. A Campanha Detox Fashion surge na sequencia do trabalho de investigação no terreno, nos países de produção, por parte da Greenpeace. Onde realizou testes nos artigos têxteis à procura de químicos nocivos. Resultando num relatório que expos toda a verdade sobre os químicos tóxicos usados pela industria da moda. Esta campanha tem mobilizado centenas de milhares de pessoas por todo o mundo que desafiam as marcas de moda a eliminar e deixar de usar progressivamente os químicos nocivos, desde dos seus fornecedores aos seus produtos. Pode assinar o Detox Fashion Manifesto aqui.

E

ESCRAVATURA MODERNA – Este fenómeno é ainda real nos tempos que correm, segundo a International Labour Organization (ILO), afetam mais de 40 milhões de pessoas por todo mundo, em que um quarto dessas vitimas são crianças. Apesar da implementação em 2016 do Protocolo do Trabalho Forçado (ILO) ainda há 24.9 milhões de pessoas (58% mulheres e raparigas) sujeitas a trabalhos forçados. 16 milhões de pessoas são exploradas no sector privado, no trabalho doméstico, construção ou agricultura; 4.8 milhões de pessoas (99% mulheres e raparigas) são exploradas sexualmente, e 4 milhões de pessoas são sujeitas ao trabalho forçado imposto pelas autoridades Estatais.

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z