A perfumista Nuria Cruelles da casa Loewe criou 11 essências botânicas para casa. Inspiradas nas memórias olfativas e nas viagens de Jonathan Anderson.
Fotografia Nacho Alegre
Para Jonathan Anderson o aroma tão característico das folhas de tomate ou o das heras fazem-no viajar para a sua infância. Florença surge-lhe na memória mais recente através do perfume da gálbula dos ciprestes. As recordações olfativas do diretor criativo foram captadas para a primeira coleção de fragâncias para casa da espanhola Loewe.
Em que as notas amadeiradas e herbáceas, e os aromas das pequenas hortas prevalecem. Na coleção destacam-se as velas artesanais. Onde o design da cerâmica etrusca e do clássico castiçal francês da época de Louis XIV se juntam às essências do jardim botânico.
As velas são de cera cem por cento vegetal e os seus pavios são de algodão puro. Esta particularidade faz com que ardam mais lentamente e por serem biodegradáveis não libertam agentes tóxicos para o ar. Ideais para quem se preocupa com o ambiente, no verdadeiro sentido da palavra.
“O pote de cerâmica é inspirado numa caneca grega de terracotta preta que comprei há vários anos num leilão – embora seja incrivelmente antigo, há modernidade nele.”
Madressilva, beterraba, baga de zimbro, folhas de tomate, coentros, alcaçuz, marijuana, ervilhas, orégãos, gálbula de cipreste e hera, são as essências eleitas. A cada uma foi-lhe atribuída uma cor de fundo que o fotografo franco-suíço Erwan Frotin registou. As suas fotografias transformam-se em ilustrações que identificam as embalagens de cada essência.
As propriedades das plantas/ervas e os seus benefícios estão escritos nas respectivas embalagens. O óleo de zimbro, por exemplo, é usado na medicina tradicional chinesa como diurético e como remédio para problemas renais e de bexiga, assim como problemas digestivos e dores nas articulações.
O monograma da casa Loewe e a mensagem ‘Fabricado em Espanha’ está presente em todas as velas. A coleção é composta por três tamanhos de velas de cerâmica, velas em forma de castiçal, fragrâncias caseiras, difusores, fósforos e sabonetes.
Algum comentário, pergunta ou feedback? Envie as suas sugestões para hello@terramotto.com Vamos gostar de ler o que tem para nos dizer.