Damos as respostas a tudo o que sempre quis saber sobre sustentabilidade. 100 questões em 10 semanas por 10 entendidos, para tirar todas as dúvidas.
A sustentabilidade tornou-se uma ferramenta importante no combate às alterações climáticas e aos desafios sociais e económicos da atualidade. Já ninguém lhe é indiferente, mas será que todos sabem o que significa sustentabilidade? A quantidade de informação online pode ser esmagadora e muitas vezes com dados confusos. Por este motivo, colocamos 100 questões a 10 entendidos em cada uma das diferentes áreas que envolvem a sustentabilidade: perguntas gerais; impacte ambiental; desenvolvimento sustentável; sustentabilidade corporativa e nos negócios; estilo de vida; moda e design sustentáveis; consumo responsável e energia. Respondidas semanalmente, para tirar todas as dúvidas e ajudar a iniciar ou a continuar a jornada rumo a um futuro mais sustentável.
Perguntas sobre sustentabilidade nos negócios
Por Luís Ribeiro, jornalista na Visão Verde
1O que é a economia verde?
É um modelo económico que tenta ter o menor impacto possível no Ambiente, no consumo energético e de recursos, com um foco grande na reutilização e reciclagem (economia circular).
2O que é o capital natural?
São os recursos disponíveis na natureza que podem ter um valor económico ou que nos dão algum tipo de riqueza que vai para lá da economia pura e dura. Considero que um ecossistema natural, inexplorado, dá, por si só, benefícios importantes para a sociedade e para a humanidade.
3O que é a sustentabilidade empresarial?
Um conjunto de medidas estruturais que garantem que uma empresa tem uma pegada ecológica em geral, e carbónica em particular, o mais pequena possível.
4Porquê que a sustentabilidade é uma estratégia e não uma prioridade competitiva para a maioria das empresas?
Hoje em dia, acredito que já é uma prioridade competitiva em certos casos, nomeadamente no acesso ao financiamento bancário: cada vez mais, a sustentabilidade é tida em conta na atribuição de crédito, considerando-se que investimentos de alta intensidade carbónica são mais arriscados do que os mais “verde”. Mas, na realidade, os consumidores ainda não recompensam devidamente as empresas com estratégias mais sustentáveis – o preço do produto continua a ser, de longe, o fator decisivo –, pelo que, num mercado fortemente concorrencial, é difícil a uma empresa investir muito em sustentabilidade, quando esse facto põe em causa os preços.
5O que é o índice de sustentabilidade das empresas?
É uma ferramenta que mede o nível de compromisso das empresas com os objetivos de sustentabilidade ambiental e social.
6Quais são os indicadores de sustentabilidade para as empresas?
São os indicadores que medem o impacto ambiental das empresas: consumo de energia, fontes de energia, consumo de água, tipo de recursos utilizados nos produtos, emissões de gases com efeito de estufa, circularidade, etc.
7O que é o financiamento sustentável?
É o financiamento direcionado para projetos que de algum modo contribuem para o desenvolvimento sustentável, ajudando a descarbonizar a economia ou a melhorar os indicadores de reciclagem e reutilização.
8Quais são as vantagens competitivas da descarbonização para as empresas?
A prazo, podem ser um investimento lucrativo. Apostar, por exemplo, em sistemas fotovoltaicos nas instalações de uma empresa implica um esforço financeiro significativo, mas com retorno assegurado, reduzindo em muito a fatura da energia. O problema, claro está, é esse investimento inicial.
9A sustentabilidade é lucrativa?
Pode ser, pelas razões citadas acima, desde o acesso facilitado a financiamento (a “insustentabilidade” tornou-se um fator de risco) e a subsídios estatais ao acesso a energia renovável que, depois de pago o investimento, passa a ser literalmente gratuita.
10Pode destacar uma medida macroeconómica/política global que contribua para que as empresas e os governos se comprometam com a sustentabilidade?
No caso português, o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 é um mecanismo que, ao listar objetivos de longo prazo, diz às empresas e aos governos qual é o caminho a seguir. Do ponto de vista internacional, o Acordo de Paris é um instrumento que também acaba por ditar as medidas e políticas de sustentabilidade de empresas e governos, acelerando a descarbonização.∞