La Petite Sardine

Por Sandra Dias

Tradição artesanal em forma de moda sustentável é o que a La Petite Sardine nos oferece. A marca nasceu em 2017 quando o casal Diana e Jorge Macedo dedicaram parte do seu tempo ao projeto na plataforma Etsy. Com o seu rápido crescimento perceberam que a evolução natural seria a criação de uma empresa e fazer da La Petite Sardine um full time job! Hoje as suas carteiras e acessórios destacam-se por inúmeros motivos. Para já, destacamos 10 razões que mostram que a simplicidade e a tradição são a moda a seguir.

1 RESPEITAR A NATUREZA
Tentamos estabelecer um plano para garantir que a La Petite Sardine se envolva em práticas ambientalmente saudáveis e sustentáveis. Temos sempre em conta questões como:
– Será que a colheita excessiva de uma fibra vegetal usada na produção de cestas levará essa planta à extinção?
– Quais são os materiais alternativos disponíveis?
– Os corantes químicos utilizados, pelo artesão, no junco e tecidos poluem o abastecimento de água?
– Couro vegetal como alternativa, assim como acessórios livres de componentes tóxicos

2 LA PETITE SARDINE E OS ARTESÃOS
Temos por objetivo honrar a história e as habilidades por detrás de cada peça. Cada peça da nossa coleção é criada por artesãos independentes de pequena escala que trabalham num ambiente de respeito e amor, usando materiais locais e habilidades consagradas pelo tempo.

LOJA ONLINE
Somos uma marca com loja online que vende carteiras que interpretam a tradição de novas maneiras. Enviamos os nossos produtos para Portugal, Europa, Estados Unidos, Asia, Austrália e Nova Zelândia.

NÃO HÁ DUAS IGUAIS
Variações inerentes ao processo artesanal são esperadas. Pequenas diferenças na cor, textura e forma que resultam na criação de produtos autênticos. Carteiras com história, alma e com um pedacinho do coração de quem as produz.

GREEN IS THE NEW BLACK
A ascensão no consumo de produtos ecologicamente sustentáveis de qualidade e intemporais são sinais de uma nova era. Onde já não chega comprar somente porque é moda e porque é acessível. Mas sim porque é exclusivo, com qualidade e intemporal.

AUTENTICIDADE E ESTILO
Saber que algo foi produzido por uma pessoa, em vez de uma máquina, dá alma a esse produto. Numa época de consumismo em massa e de moda descartável, a longevidade e a singularidade de um produto artesanal traz um enorme sentimento de satisfação a quem o adquire.

Photo: Sylvia Dolores, kate Kavakloglou, Skyla

MARIA
Uma coleção que reflete a beleza dos produtos artesanais: Maria Lisboa, Maria Tripeira, Maria Fadista, Maria la Portuguesa, Maria Limão…

FAIR TRADE E FAIRLY-PAYD
Relacionamo-nos diretamente com os artesãos com quem trabalhamos e garantimos que os mesmos tenham autonomia significativa na definição dos seus preços. Esperamos ajudar a preservar tradições e a elevar os artesãos através da promoção do seu trabalho no exterior.

9 PRAIA, CAMPO E CIDADE
As nossas carteiras podem ser levadas para todo lado, numa ida à mercearia ou até a uma festa. É uma questão de estilo e interpretação.

10 SLOW FASHION
Defendemos a produção lenta e perfeitamente imperfeita, carteiras com formas simples e materiais intemporais e de produção local. Estes modelos são intemporais e inspiram-se na arte tradicional e popular.

Artigos Relacionados